top of page
Buscar

Anticorpos maternos para prevenir Alzheimer

A imunidade transmitida ao feto pela mãe pode reduzir significativamente o acúmulo da proteína beta-amilóide e, assim, prevenir o mal de Alzheimer e o comprometimento cognitivo no futuro


O acúmulo no cérebro de uma proteína chamada beta-amiloide leva ao comprometimento cognitivo do tipo conhecido em pessoas com Alzheimer e com síndrome de Down. Um estudo conduzido no laboratório do Prof. Eitan Okon no Centro Multidisciplinar de Pesquisa do Cérebro da Universidade Bar-Ilan descobriu que a imunidade transmitida ao feto pela mãe pode levar a uma redução significativa no acúmulo de proteína beta-amilóide e, portanto, à redução de danos . O artigo completo foi publicado na revista Communications Biology .

Os anticorpos passados ​​da mãe para o recém-nascido protegem os recém-nascidos cujo sistema imunológico ainda não amadureceu contra infecções. No entanto, a imunidade transmitida pela mãe também pode ser mobilizada contra doenças associadas à proteína endógena (aquela que o próprio corpo produz). As doenças conhecidas associadas à proteína endógena são, por exemplo, Alzheimer e sintomas de Alzheimer em pessoas com síndrome de Down. Essas doenças são caracterizadas pelo acúmulo da proteína beta-amilóide que causa prejuízo cognitivo.

Atualmente não há testes de gravidez para detectar mutações associadas ao início precoce da doença de Alzheimer, mas existem testes para identificar a síndrome de Down. Pesquisadores do laboratório do Prof. Ethan Okon levantaram a hipótese de que os anticorpos maternos, que são capazes de neutralizar a proteína beta-amilóide, podem mantê-la longe do sistema nervoso central de camundongos jovens que carregam o gene que causa o aumento da produção dessa proteína.

Para testar isso, uma vacina de proteína beta-amilóide é dada a camundongos saudáveis. Depois de serem testados para altos níveis de anticorpos da proteína beta-amilóide, os camundongos foram acasalados com camundongos que sofriam de acúmulo precoce de beta-amilóide. Durante a gravidez e o pós-parto, as mães transmitiram os anticorpos aos fetos e filhotes através da placenta e do leite, respectivamente.

Os anticorpos maternos diminuíram os níveis de beta-amiloide no córtex cerebral da prole de camundongos quatro meses após o parto e resultaram no alívio de problemas de memória de curto prazo na prole . Uma das observações interessantes no estudo é que os anticorpos maternos provocaram uma mudança de longo prazo nas células responsáveis ​​pela quebra da proteína beta-amilóide no cérebro fetal, muitos meses depois que os anticorpos "desapareceram" da corrente sanguínea da prole.

Esses dados sugerem que as vacinas maternas podem facilitar o declínio cognitivo associado à precipitação de beta-amiloide no cérebro da prole, como ocorre em pessoas com início precoce de Alzheimer e em pessoas com síndrome de Down, e abrir uma janela para novas opções de tratamento nesta população.

2 visualizações0 comentário
bottom of page