top of page
Buscar
  • Nara Pinski

Dois pesquisadores recebem bolsa inicial do ERC

A Dra. Chana Kranzler, da Faculdade de Ciências da Vida de Mina e Everard Goodman da Bar-Ilan University, e o Dr. Yotam Kaplan, da Faculdade de Direito, receberam as prestigiadas Bolsas Iniciais do European Research Council (ERC) totalizando três milhões de euros.


A Bolsa Inicial da Dra. Kranzler de 1,8 milhões de euros é um reconhecimento à sua pesquisa sobre um grupo de fitoplâncton chamado diatomáceas e os vírus únicos e misteriosos que infectam as diatomáceas no oceano. Entre o fitoplâncton mais diverso e difundido no oceano, as diatomáceas contribuem com cerca de 20% da produção primária do planeta. "Existem mais de um milhão de vírus em uma única gota de água do mar, transformando processos ecológicos, evolutivos e biogeoquímicos no oceano. No entanto, sabemos muito pouco sobre quando, onde e como as diatomáceas e os vírus interagem", diz o Dr. Kranzler. Seu projeto premiado com o ERC combina trabalho de laboratório e de campo para elucidar como a infecção viral de diatomáceas se manifesta ao longo de gradientes ambientais e ecofisiológicos no oceano. Em meio à urgência de decifrar como os processos oceânicos respondem às mudanças climáticas globais, Kranzler pretende avançar na compreensão da dinâmica em microescala que sustenta a produção primária e o ciclo biogeoquímico no oceano global.

O Subsídio Inicial do Dr. Kaplan de 1,2 milhão de euros é por seu trabalho em reviver e reconceitualizar o clássico conceito legal de “enriquecimento sem causa”, referindo-se a ganhos obtidos por meio de atividades imorais, ilícitas ou nocivas. Segundo Kaplan, os maiores problemas que enfrentamos são, paradoxalmente, os mais lucrativos. Por exemplo, a crise climática é tão difícil de combater porque fortes atores comerciais obtêm lucros imensos poluindo ou notícias falsas se espalham tão rapidamente online porque as plataformas de mídia social lucram com isso. "Problemas lucrativos persistem, e os problemas sociais mais profundos são aqueles que produzem ganhos para alguns poucos", diz Kaplan. Para combater os problemas sociais de forma eficaz, Kaplan diz que devemos primeiro reconhecer que eles persistem devido à sua lucratividade e, em seguida, desenvolver as ferramentas e conceitos legais para garantir que a conduta prejudicial nunca seja lucrativa.

O ERC, criado pela União Europeia em 2007, é a principal organização europeia de financiamento para pesquisas de excelência de ponta. A Bolsa Inicial ajuda jovens cientistas de destaque, com dois a sete anos de experiência após o doutorado, a lançar seus próprios projetos, formar suas equipes e perseguir suas ideias mais promissoras.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page