top of page
Buscar
  • Foto do escritorNara Pinski

IA e manuscritos hebraicos

Doação de dez milhões de euros para desenvolver análise computacional permitirá a pesquisa de texto completo de todo o corpus de manuscritos hebreus medievais e revolucionará os estudos judaicos




No mundo da pesquisa de documentos históricos, a leitura automática de manuscritos e a pesquisa textual de seu conteúdo permaneceram um sonho inatingível. Embora o reconhecimento óptico de caracteres (OCR) de material impresso seja hoje comum, decifrar e transcrever caligrafias medievais individuais permaneceu fora de alcance, especialmente para alfabetos menos comuns como o hebraico. Os estudos textuais hebraicos estão à beira de um salto imenso com o anúncio de que o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) concedeu 10 milhões de euros ao Dr. Avi Shmidman, do Departamento Berman de Literatura do Povo Judeu da Universidade Bar-Ilan, a École Pratique Des Hautes Études (Universidade de Ciências-Letras de Paris) e a Universidade de Tel Aviv, com a participação da Universidade de Haifa e da Biblioteca Nacional de Israel (NLI). A concessão é para um projeto de seis anos para desenvolver métodos computacionais de ponta para analisar dezenas de milhares de manuscritos hebreus medievais e fragmentos de coleções do mundo usando suas imagens digitais com curadoria da coleção KTIV do NLI. O projeto recém-financiado, chamado “MIDRASH - Migrações de Tradições Textuais e Escribas via Análise Computacional em Grande Escala de Manuscritos Medievais em Escrita Hebraica”, é a primeira concessão do ERC Synergy em estudos judaicos e a primeira para estudos de manuscritos computacionais. Será conduzido em conjunto por quatro investigadores principais: Avi Shmidman (Bar-Ilan University), Daniel Stökl Ben Ezra (École Pratique Des Hautes Études, Paris Sciences Lettres University), Judith Olszowy-Schlanger (École Pratique Des Hautes Études, Paris Sciences Lettres University e Oxford University) e Nachum Dershowitz (Tel Aviv University), com a participação da National Library of Israel e da Haifa University.

KTIV é uma iniciativa pioneira, liderada pelo NLI, para permitir acesso digital centralizado global a mais de 100.000 manuscritos hebraicos conhecidos em todo o mundo. A grande maioria desses manuscritos já foi digitalizada e está hospedada no KTIV, incluindo a própria coleção de 10.000 manuscritos do NLI. A análise computacional deste enorme corpus de milhões de páginas revelará e mapeará redes de transmissão anteriormente insuspeitas e migração de características textuais e paleográficas (sendo a paleografia o estudo de sistemas históricos de escrita, a decifração, datação e estabelecimento de proveniência de manuscritos). A análise baseada em IA resultante será disponibilizada gratuitamente ao público. Pela primeira vez, acadêmicos e leigos poderão realizar consultas abrangentes em todo o corpus, combinando pesquisa inteligente de texto completo com filtros de metadados avançados. "Este será um divisor de águas no campo dos estudos judaicos, quase todos os aspectos dos quais estarão prontos para reconsideração e reavaliação à luz de evidências suplementares substanciais", disse o Dr. Avi Shmidman, professor sênior de literatura hebraica em Bar- Ilan University, e membro da Academia da Língua Hebraica, e Pesquisador Sênior do DICTA - The Israel Center for Text Analysis. "Este projeto está prestes a ser um divisor de águas, transformando profundamente nosso conhecimento histórico e avançando nossa compreensão da herança literária judaica. Ele estabelecerá um novo padrão no campo das humanidades computacionais, fornecendo uma base de última geração de algoritmos e modelos para o estudo contínuo de muitas culturas de manuscritos adicionais."


Oren Weinberg, CEO da Biblioteca Nacional de Israel, disse: "Ganhar esta concessão de prestígio representa uma oportunidade extraordinária para adicionar recursos avançados ao projeto KTIV, o único repositório digital do mundo de aproximadamente 100.000 manuscritos hebraicos armazenados na Biblioteca Nacional de Israel. Em No futuro previsível, poderemos usar a pesquisa inovadora do ERC para permitir a decifração de manuscritos hebraicos manuscritos e sua conversão em texto legível por máquina. Esta é uma conquista tecnológica sem precedentes cujos resultados abrirão novos horizontes para a pesquisa em estudos judaicos." Os ERC Synergy Grants apóiam pequenos grupos de dois a quatro pesquisadores principais para abordar em conjunto problemas de pesquisa ambiciosos que não poderiam ser resolvidos por equipes individuais trabalhando sozinhas.

7 visualizações0 comentário
bottom of page