top of page
Buscar
Foto do escritorCarolina Birenbaum

O projeto "Leve o lixo com você" será promovido no mundo como um marco

27 conselhos locais e conselhos regionais assinaram o estatuto do projeto e se comprometeram a realizar atividades de informação, educação e fiscalização em seu espírito, atividades de informação, educação e fiscalização começaram nas autoridades e 30 autoridades adicionais expressaram sua vontade de se juntar ao projeto também.



Grandes pilhas de lixo inundam o espaço público em Israel. Ruas urbanas, bosques, praias, parques, nascentes, trilhas para caminhadas, locais memoriais e também todas as lixeiras e seus arredores estão poluídos. O professor Michal Zion, chefe do Centro de Ensino de Ciências da Universidade Bar-Ilan e especialista em educação ambiental, veio em socorro há um ano para ajudar a resolver o problema do lixo, que a epidemia de Corona tornou ainda pior. Com o objetivo de criar uma solução prática para o fenômeno, no verão de 2020 ela lançou o projeto “Leve o lixo com você”. Agora ela está fazendo o balanço de um ano de atividades e conquistas.

O projeto trabalha para uma mudança educacional e de conscientização para evitar o descarte de lixo no espaço público, com ênfase na responsabilidade pessoal dos moradores de levar o lixo para casa ou para um depósito de lixo organizado. O objetivo do projeto é desenvolver a responsabilidade ambiental pessoal, na qual todos os cidadãos do Estado de Israel, jovens e velhos, reconhecerão as áreas públicas como um recurso nacional que deve ser nutrido de uma perspectiva moral e de valores. Os valores do projeto: responsabilidade pessoal, garantia mútua, sustentabilidade, pertencimento e amor à terra e à natureza . "Oferecemos tratamento preventivo e remediador do fenômeno da poluição em espaços públicos. Este tratamento levará inevitavelmente a uma redução do consumo, transição para o uso de utensílios reutilizáveis, gerenciamento mais eficiente de resíduos por parte das autoridades e economias orçamentárias muito grandes em conexão com a limpeza de espaços públicos No futuro, o desenvolvimento da responsabilidade pessoal dos moradores no contexto "Lazbel ajudará a lidar com outros desafios importantes relacionados à crise climática", explica o Prof. Zion.

Os objetivos práticos do projeto são: informação - mudança de percepção de ponta a ponta entre os moradores de Israel; Educação - desenvolver a responsabilidade pessoal que levará os cidadãos a evitar deixar resíduos no domínio público; Fiscalização e gestão da remoção de lixo - formulação de um plano nacional para erradicar o fenômeno da "sujeira na posse de muitos" em cooperação com os formuladores de políticas em Israel.

O país está se afogando em lixo O fênomeno do lixo no espaço público, que se tornou parte do nosso quotidiano, conduz à poluição das fontes de água, ar e solo e causa graves danos à diversidade biológica. Prejudica o bem-estar físico-ambiental e social, deprecia os valores da garantia mútua, desrespeita o direito da pessoa de desfrutar da beleza e da tranquilidade do espaço público e viola seus direitos básicos. O fenômeno foi documentado no grande livro de lixo virtual de Israel, composto por fotos enviadas por cidadãos queo casos de lixo em espaços públicos e na natureza. As operações de limpeza periódicas não resolvem o problema. “Apesar das ações no campo da limpeza do espaço público e dos bilhões investidos ao longo dos anos em operações de limpeza por voluntários e autoridades, o problema só piora”, explica o Prof. Zion. "As operações de limpeza dão uma falsa impressão de grande satisfação para os voluntários (principalmente a limpeza de consciência), mas o benefício é muito temporário. Logo após a operação, os locais estarão sujos novamente. O pior é que a mensagem recebida dessas operações de limpeza é que é permitido sujar porque tem alguém que limpa depois de nós. Também as lixeiras fazem parte do problema. Onde quer que haja lixeira, cria-se um lixão."

Um ano depois do início do projeto já é possível enumerar conquistas: ao projeto aderiram judeus, árabes, drusos, laicos, religiosos, da periferia e do centro. O projeto tem um logotipo e slogan oficiais e uma dupla de apresentadores ilustrados chamados "Achi" e "Shelley" que enfatizam a responsabilidade pessoal com seus nomes. Os voluntários do projeto trabalham em equipas para o divulgar, e ao mesmo tempo a ideia está a fazer barulho por todo o país em vários canais como o grupo de Facebook “leve o lixo embora” e o canal de YouTube do projeto.

27 conselhos locais e conselhos regionais assinaram a carta do projeto e se comprometeram a realizar atividades de informação, educação e fiscalização em seu espírito, atividades de informação, educação e fiscalização começaram nas autoridades e 30 outras autoridades contataram o projeto e pediram detalhes. Foram realizadas reuniões informativas e conferências locais, e a direção do Centro de Governo Local emitiu uma carta oficial de recomendação a todas as autoridades para agirem no espírito do projeto. O projeto foi escolhido pelo Ministério das Relações Exteriores como um projeto inovador a ser promovido pelos embaixadores de Israel em todo o mundo.

Na área da educação, aderiram ao projeto inspetores-chefes e coordenadores do Ministério da Educação. Escolas e agrupamentos de lotarias científicas e artísticas de todo o país desenvolveram atividades educativas e de sensibilização junto das escolas, da comunidade e das localidades, incluindo a direção da autarquia local ou regional. Foi realizada uma conferência estudantil onde os alunos apresentaram seus resultados de aprendizagem e ativismo dentro do projeto. A conferência foi saudada pelo ex-ministro da Educação Yoav Galant e ex-ministro do Ministério da Proteção Ambiental Gila Gamaliel. O representante do projeto Shifaa Vad, um professor de ciências ambientais de Ort Arabi Ramla, recebeu o prêmio de Educador do Ano na conferência anual da Sociedade Israelense de Ecologia e Meio Ambiente. A escola "Beit Yarah" no Vale do Jordão é a primeira escola a assinar o acordo "leve com você para a escola", e o conselho estudantil nacional está se preparando para promover os princípios do projeto em 2015. A equipe do projeto apresentou o projeto a representantes de movimentos juvenis com o objetivo de conectar o conselho a ele Os movimentos juvenis. Também é esperada uma ação em cooperação com o IDF. Qual o próximo? A fase de divulgação do conceito foi extremamente bem-sucedida. Agora está na ordem do dia uma maior cooperação com o Ministério da Proteção Ambiental, o Ministério da Educação, o Centro do Governo Local e o Centro dos Conselhos Regionais, o setor empresarial e os órgãos verdes para criar um plano nacional para erradicar a sujeira no público espaço em Israel no espírito de "levar o lixo com você".

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page