top of page
Buscar
  • Foto do escritorNara Pinski

O Laboratório de Determinação do Sexo de Mamíferos


O principal interesse de pesquisa do laboratório chefiado pela Dra. Nitzan Gonen é entender, no nível molecular, como o sexo é determinado durante o desenvolvimento embrionário, ou seja, como um embrião se desenvolve em macho ou fêmea.


Nos mamíferos, a determinação do sexo é conduzida geneticamente com indivíduos XY se desenvolvendo como machos e indivíduos XX se desenvolvendo como fêmeas. No entanto, se o processo de determinação do sexo estiver prejudicado, os pacientes podem aparecer como mulheres XY ou homens XX (sexo reverso). Todos estes são classificados como pacientes com Distúrbios do Desenvolvimento Sexual (DDS), com prevalência de 1:2500-4000 recém-nascidos.


Durante o desenvolvimento embrionário, as gônadas se desenvolvem inicialmente como um órgão bipotencial e é a atividade de vários fatores chave de transcrição que as direciona para se desenvolverem em testículos ou ovários. No laboratório, usamos o rato como um sistema modelo e estamos interessados ​​em entender a regulação desses principais fatores de transcrição e como eles interagem uns com os outros.


Empregamos técnicas de ponta para abordar essas questões, incluindo edição do genoma CRISPR/Cas9, produção de camundongos transgênicos, técnicas avançadas de sequenciamento, bem como microscopia e biologia molecular.


Além disso, utilizamos células-tronco embrionárias de camundongos e humanas e desenvolvemos protocolos de diferenciação para tipos de células gonadais para estudar a determinação do sexo em um contexto in vitro .

Publicações selecionadas:

  1. Gonen N., Futtner CR., Wood S., Garcia-Moreno AS., Salamone IM., Samson SC., Sekido R., Poulat F., Maatouk DM., Lovell-Badge R.Sex Reversão após exclusão de um único Distal Enhancer de Sox9 . Ciência 2018 29 de junho; 360 (6396):1469-1473

  2. Gonen N. , Quinn A., O'Neill HC., Koopman P., Lovell-Badge R. Níveis normais de expressão Sox9 no desenvolvimento de testículos de camundongos dependem do TES/TESCO Enhancer, mas este não age sozinho. PLoS Genet . 3 de janeiro de 2017;13(1)

  3. Gonen N. e Assaraf YG. O transportador obrigatório de folato intestinal PCFT (SLC46A1) é regulado pelo fator respiratório nuclear 1 (NRF-1). J. Biol. químico . 29 de outubro de 2010; 285(44): 33602-13.




14 visualizações0 comentário
bottom of page