top of page
Buscar
  • Foto do escritorNara Pinski

Desenvolvimento de catalisadores para produção de energia limpa


Conheça o Dr. Ariel Friedman, um desenvolvedor na área de soluções eletroquímicas que levarão a energia verde e barata



Atualmente trabalha como pesquisador de pós-doutorado no departamento de química biológica da Northeastern University em Boston. Sua pesquisa trata do desenvolvimento de catalisadores para uma variedade de tecnologias de conversão de energia e concentra-se no desenvolvimento de catalisadores para a síntese eletroquímica de ureia a partir de óxidos de dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio.


A ureia é um composto amplamente utilizado na agricultura como fertilizante e na indústria química como molécula inicial para a produção de diversos compostos químicos e polímeros plásticos. A produção de ureia é responsável por aproximadamente 1,4% do consumo global de energia e é considerada um processo muito poluente e ineficiente. A utilização de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis ​​permitirá a produção de ureia verde sem qualquer emissão de poluentes, ao mesmo tempo que poupa energia. Além disso, o processo utiliza como matéria-prima dióxido de carbono e compostos nitrogenados, subprodutos poluentes de diversos processos industriais, possibilitando assim a redução da emissão desses poluentes no meio ambiente.


Durante sua tese de doutorado o Dr. Friedman estudou as células de combustível como parte de um programa mais amplo denominado economia do hidrogênio, no qual a futura moeda energética será baseada no hidrogênio e não nos combustíveis fósseis. combustíveis. Neste programa, a energia de fontes verdes, como células solares, turbinas eólicas e similares, será usada para eletrolisar a água para produzir hidrogênio. As células de combustível podem converter diretamente a energia química armazenada no hidrogênio em eletricidade, emitindo água como único subproduto Como hoje as células a combustível utilizam metais caros como a platina como catalisador nas células a combustível, é necessário encontrar um substituto mais barato para reduzir os custos da ampla implantação dessa tecnologia. O processo de redução de oxigênio em uma célula de combustível inspirado por enzimas que fazem uma ação semelhante na natureza.


5 visualizações0 comentário
bottom of page