top of page
Buscar
  • Foto do escritorNara Pinski

Você tomaria uma cerveja que pode ter sido criada na antiguidade?

Uma equipe de pesquisa e uma cervejaria estão colaborando para recriar cerveja de alta qualidade usando levedura extraída de cerâmica que data de milhares de anos. Liderando esse esforço está o Prof. Aren Maeir, da Universidade Bar-Ilan, juntamente com pesquisadores da Universidade Hebraica, da Universidade de Tel Aviv e da Autoridade de Antiguidades de Israel.


Os microbiologistas Prof. Ronen Hazan e Prof. Michael Klutstein, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Hebraica, identificaram com sucesso leveduras em antigos jarros de cerveja e vinho de mel descobertos em Israel.


Essas embarcações abrangem diferentes períodos históricos, variando de 3.100 aC ao século 4 aC, e foram encontradas em vários locais, como Ein-Bashur no Negev, escavações na rua HaMasger em Tel Aviv, Tell es-Safi/Gath e Ramat Rachel .


A cerveja era uma bebida popular nos tempos antigos, tanto localmente quanto em várias partes do mundo. Evidências de uma extensa indústria cervejeira foram descobertas na Mesopotâmia e no antigo Egito já no 4º milênio aC. A cerveja continha um valor nutricional significativo e era consumida por homens, mulheres e até crianças. Servia para fins religiosos, ritualísticos e até medicinais.


Após anos de pesquisa e desenvolvimento, a Shikma Brewery introduziu recentemente a cerveja HaMishte, ou "The Feast" - uma cerveja produzida com fermento antigo. As origens desta cerveja estão em uma cervejaria filisteia descoberta em Tell es-Safi/Gath, conhecida por produzir cerveja excepcional. HaMishte é uma cerveja belga de estilo ale elaborada com uma combinação de composições de malte, incluindo malte de cevada israelense e variedades clássicas de lúpulo. Possui sabor de caramelo com amargor sutil, perfil encorpado e teor alcoólico de 4,7%.


Os pesquisadores pretendem continuar utilizando este método único para recriar sabores antigos de várias culturas.


Para os interessados em se aprofundar neste tema, a exposição HaMishte, com curadoria de Nurith Goshen, foi inaugurada no Museu de Israel em Jerusalém no dia 24 de maio. A exposição explora a cultura do banquete ao longo da história e mostra artefatos arqueológicos raros relacionados a banquetes, incluindo utensílios para servir, imagens de banquetes antigos, inscrições reais, receitas antigas, obras de arte e itens contemporâneos e muito mais.


11 visualizações0 comentário
bottom of page